Iemanjá: a rainha do mar

O litoral do Brasil inteiro está em festa nesse mês de fevereiro. Isso porque dia 02 é dia de Iemanjá, a protetora dos pescadores e marinheiros. Neste dia o Grupo Fraternidade Luz do Caminho realiza tradicionalmente uma gira na praia em homenagem à Rainha do Mar.

Iemanjá é a grande mãe da Umbanda que cuida de todos nós, seus filhos, com zelo e carinho. É aquela que mima, acalenta e acolhe, mas, como toda mãe, também sabe dar broncas e puxões de orelha quando necessário. Iemanjá é aquela necessidade que temos de saber se aqueles que amamos estão bem, é a dor pela preocupação, é o amor ao próximo, é a manutenção da harmonia do lar. Iemanjá é o Orixá que rege nossos lares, nossas casas, é ela quem dá o sentido da família às pessoas que vivem debaixo de um mesmo teto.

Iemanjá é geradora, é vida, pois é ela que nos traz oportunidades de crescimento em todos os sentidos da vida. Oferendamos a Iemanjá quando precisamos de coisas novas em nossos caminhos, por isso pedimos a Ela que gere em nós a vontade de viver, de crescer, de melhorar, etc. Pedimos que Ela gere em nós, e para nós, novas oportunidades em todos os sentidos da vida.

Seus símbolos são a lua minguante, as ondas e os peixes; suas cores são o branco cristalino ou o azul claro; seu instrumento é o abebé, um leque em forma circular prateado que pode trazer um espelho no centro; sua pedra é o Diamante; as ervas principais são o jasmim, a graviola, o musgo marinho encontrado nas pedras do mar, a colônia, a rosa branca, a malva branca, a flor de laranjeira, entre outras; seu ponto de força é o mar.

Oração a Iemanjá:

Mãe Iemanjá, derrame vossos poderosos fluídos sobre todos nós. Que vossa misericórdia continue a se estender sobre todos os reinos. Que os fracos sejam protegidos pelos vossos braços e que os humildes sejam enaltecidos pelo ruído do mar. Que os orgulhosos percam a arrogância e sintam como é bom ser bom, porque a maldade só nos torna pequenos perante o vosso reino, Senhora. Que os doentes recebam de vós, minha Santa Rainha, a cura para todos os males, através das emanações e de vossas vibrações e que nós sejamos purificados em vossas sagradas águas. Que a força do vosso reino seja para nós um escudo contra as más influências dos seres inferiores, pois ainda somos crianças no reino em que vivemos e mal o conhecemos. Que o vosso sagrado manto agasalhe todos os necessitados e traga o vosso calor de Santa Mãe, que vós sois. Senhora tende piedade de tantos que, como eu, vos invocamos neste momento sublime. Atendei-nos em nossos pedidos, Mamãe, e para tanto deixamos nossas suplicas na sétima onda do vosso mar. Assim seja.

Uma semana de muita geração a todos! Que nossos caminhos possam estar repletos de crescimento, mudanças e oportunidades. Muito Axé!

Sobre jornalluzdocaminho

Versão online do Jornal Mural Luz do Caminho do centro Umbanda Grupo Fraternidade Luz do Caminho.
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário